08 março 2009

Ânimo, salvação e cura para as mulheres

Introdução

Jesus viveu em uma sociedade diferente da nossa em relação à valorização e à posição que as mulheres ocupam no dia-a-dia. Não que no passado elas fossem maltratadas ou vítimas de violência, mas cabia às mulheres o exercício de papéis específicos no contexto social em que viviam. Nos dias de Jesus as mulheres judias trabalhavam apenas em suas casas. Elas tinham participação limitada nas cerimônias religiosas e não faziam parte diretamente das decisões políticas da nação.

Por outro lado, as mulheres de Israel eram sustentadas e protegidas por seus maridos. A lei previa mecanismos para nunca deixar uma mulher desamparada. As solteiras eram sustentadas por seus pais, as casadas amparadas por seus maridos, as viúvas jovens ficavam sob a responsabilidade do irmão mais novo do esposo falecido. Os profetas exortavam permanentemente o povo para cuidar dos órfãos e das viúvas.

Enquanto isso, em outras culturas, as mulheres não eram assim tão protegidas, mas podiam ter uma atividade de trabalho, como Lídia, que era comerciante, uma vendedora de púrpura.

Os judeus não abriam muito espaço para a participação das mulheres na vida da sociedade. A mulher samaritana, por exemplo, espantou-se de que Jesus, um homem judeu, lhe dirigisse a palavra.

Mas Jesus, em seu ministério, rompeu com esse modo de ver a vida; ele esteve cercado por mulheres, argumentou com elas, as curou, as repreendeu, as elogiou... Jesus lhes devolveu dignidade e respeito.

Ao encontrar-se com elas nas ruas empoeiradas da Palestina, Jesus ofereceu às mulheres ânimo, cura e salvação.

Leitura do Texto (Mar 5:25-34)

25 Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia
26 e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior,
27 tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste.
28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada.
29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.
30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?
31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou?
32 Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto.
33 Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade.
34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal. (Mar 5:25-34)
Ânimo para a Alma


Ânimo para a Alma

Havia doze anos que aquela mulher vivia humilhada, como portadora de uma doença incurável. Cerimonialmente ela era impura, econômicamente estava falida e socialmente era rejeitada. Ânimo é vida. Aquela mulher perdera a vida. O prazer de viver a muito havia desaparecido dos seus olhos. Sua vida estava insossa e sem graça. Falta-lhe ânimo para a alma.

É possível que você ou alguém perto de você esteja vivendo a mesma situação. Falta-lhe ânimo para alma. Eu não sei os motivos, mas o Senhor sabe.

• Um marido que não muda, não muda, não muda...
• Filhos que lhe consomem as forças.
• Uma casa virada de ponta-cabeça.
• Um pai que a oprime.
• Um trabalho que lhe angustia.
• Um salário que nunca é suficiente.
• Um marido que não a respeita.
• Um filho longe do evangelho, ou um que ainda não veio
• A dignidade violentada, com palavras ou ações.
• Uma filha que não fala com você.
• Um marido que se foi, ou um que ainda não veio.
• A violência da cidade que lhe aperta o coração.
• A falta de ternura, carinho sinceridade nas pessoas.

Não se culpe pelo desânimo que lhe invade a alma. Este mundo caído em que vivemos se tornou um lugar sem ânimo, sem vida. A verdade é que o mundo em que vivemos é hostil à vida. Essa hostilidade massacra as almas sensíveis e cauteriza as demais.

Ouça as palavras de Jesus: tem bom ânimo, filha.

Eu fico maravilhado com o entendimento de Jesus sobre a alma humana. Ele sabia o quanto precisamos ser animados. Não apenas por uma programação bonita, o que enche os olhos; ou uma multidão bradando alto, o que enche os ouvidos, mas por palavras de graça, aceitação e amor, capazes de encher a alma.

Essas são as palavras de Cristo para você:

• Eu quero lhe dar uma vida abundante, pela qual você não fez e não poderá fazer nada para merecer. GRAÇA.
• Eu aceito exatamente como você se encontra hoje. Não é preciso tentar parecer diferente. ACEITAÇÃO.
• Meu amor por você é tão grande que Eu mesmo farei de você uma nova pessoa, basta que você permita. AMOR.

Diante das coisas irreversíveis da vida... Tenha bom ânimo!

2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados. Mat 9:2

Diante do incompreensível... Tenha bom ânimo!

26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! Mat 14:26,27

Diante das aflições... Tenha bom ânimo!

33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. Joh 16:33

Devemos aprender com o salmista a encontrar ânimo no caráter de Deus e esperar com paciência o agir de Deus.

7 Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me. 8 Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a tua presença. 9 Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. 10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. 11 Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam. 12 Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade. 13 Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. 14 Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR. Psa 27:7-14

Cura para o Corpo

Aquela mulher tinha uma doença incurável. Todos os recursos da medicina já haviam sido usados, mas as coisas estavam piorando em vez de melhorar. Ela sofria na alma e no corpo com aquela hemorragia.

Quando ela tocou nas vestes de Jesus. Foi imediatamente curada. Marcos diz que ela “sentiu no corpo estar curada do seu flagelo”. O Senhor não criou apenas a alma, mas também o corpo; por isso ele não se importa apenas com a alma, ele quer restaurar também o corpo.

Você precisa de cura para o seu corpo? Vá ao encontro dele e com fé toque em suas vestes. Peça ao Senhor. Você almeja pela cura de um filho ou outra de pessoa da família? Peça com fé ao Senhor.

• Várias vezes eu e Marina nos ajoelhamos orando por nossos filhos.

• Uma vez a Lídia, com menos de dois anos, contraiu um vírus ainda desconhecido naquela época e foi internada muito adoentada.

• Certa vez no Pecém o Levi, sentado na borda de um tanque virou para trás e caiu batendo a cabeça na quina do rodapé do tanque.

• Outro dia eu estava com muita febre e calafrios quando entendi por revelação do Senhor que aquele era um ataque espiritual.

• Em sua infância, Marina teve muitos problemas renais. Até que um dia um seu tio perguntou se ela tinha fé em Jesus e orou por ela.

O Senhor não despreza nosso corpo. Ele nos criou de forma que corpo, alma e Espírito não podem ser considerados distintamente para estão entrelaçados uns nos outros.

Sempre que eu pedir por cura Deus curará? Eu não posso, em sã consciência e pelo que entendo das Escrituras, afirmar isso. Deus nunca perdeu o poder de curar, mas ele faz conforme a sua vontade.

Nas escrituras, Jesus curou pessoas que tinham fé e pessoas que não tinham fé, curou porque pediram a ele e curou sem que pedissem, curou doenças simples como febres e também ressuscitou mortos. Ele curou pessoas que depois agradeceram e também pessoas que se revelaram ingratas. Só há uma coisa realmente presente em todas as curas que Jesus fez: elas foram motivo de glória a Deus.

Ainda hoje muitas pessoas são curadas por Deus das mais diversas doenças. Eu não estou falando aqui das sessões de curas e descarregos, nem das intervenções espíritas, nem tampouco dos cultos em que se promete cura ou o dinheiro de volta.

Precisamos entender que curar o corpo não tem nada de complicado para aquele que o criou o corpo e controla todo o universo. No entanto, Ele sempre age conforme sua vontade, que muitas vezes nós não compreendemos.

8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, 9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Isa 55:8,9

Deus não fica incomodado com nossos pedidos e orações e quando submetemos nossa vontade à vontade Dele, que é boa e perfeita, podemos ter certeza que acontecerá o melhor.

Quero encorajar as mulheres do Caminho a receberem a cura para seus corpos. Assim como aquela mulher, vá ao encontro de Jesus, peça que Ele a cure e submeta sua vontade à vontade Dele. Eu creio que um dia você virá aqui testemunhar do poder Deus em sua vida. Pode ser que você venha falar da cura que o Senhor operou em seu corpo, ou talvez você fale do conforto e do carinho do Senhor para com você, mesmo que você não tenha sido curada.

Salvação para o Espírito


Estamos chegando ao final da reflexão desta noite.

Há pessoa que buscam o Senhor porque entendem que Ele é o único caminho para uma vida bonita e abundante. Esses são os guiados pelo amor; mas, desde os tempos de Jesus, a dor tem sido um outro guia que conduz muitos aos pés de Cristo. É assim que muitos de nós chegamos até Jesus: um problema sem solução, conosco e com os nossos, nos leva a buscar Jesus.

Quando aquela mulher procurou Jesus ela estava desejando ser curada de sua hemorragia. Essa era a sua principal motivação. No entanto, Jesus faz muito mais do que ela desejava.

Aquela mulher pensava que a cura de sua doença seria suficiente para lhe dar paz. Mas Jesus sabia que não. Ela precisava de muito mais. Ela precisava que fossem restaurados seus relacionamentos com Deus, consigo mesma e com as pessoas em sua volta. A essa restauração dos relacionamentos é que nós chamamos salvação.

Apenas Jesus pode nos salvar. Só Jesus tem o poder de restaurar nosso relacionamento com Deus. Para aquela mulher a restauração veio através da cura. A mulher que há anos vinha sofrendo com aquela enfermidade, que certamente clamava a Deus todos os dias, viu seu corpo curado.

Mas Jesus não deixou que ela tocasse o vestido e fosse embora. Ele conduziu toda a situação até o ponto em que eles se olharam olho no olho, e ela pôde então sentir o amor de Deus revelado em Cristo Jesus

Eu não sei o que tem impedido você de estar ligada a Deus, mas eu sei que apenas o Filho é capaz de refazer sua ligação com o Pai.

Apenas Jesus pode nos salvar. Só Jesus tem o poder de restaurar nosso relacionamento conosco mesmo. Certamente aquela mulher não estava em paz consigo mesma. Sentindo-se rejeitada por todos, ela talvez alimentasse sentimos de culpa e autopiedade.

Jesus não permitiu que ela saísse assim. O Senhor conduziu aquela mulher a contar a sua história diante da pessoas que estavam ali. Provavelmente ela falou dos sentimentos que lhe consumiram por todos aqueles anos. Ela também pôde falar dos novos sentimentos que tomavam conta dela; afinal talvez ela não fosse assim detestável, já que Jesus fizera algo em seu favor.

Eu não sei o que a fez perder o amor próprio, mas eu sei que apenas o nosso amado Jesus é capaz de refazer sua autoestima.

Apenas Jesus pode nos salvar. Só Jesus tem o poder de restaurar nosso relacionamento com as pessoas. Uma coisa precisava acontecer naquele momento para que a salvação alcançasse completamente os relacionamentos daquela mulher: perdão. Ela mesma precisava perdoar aqueles que a tinham rejeitado e também pedir perdão pelas maldades que guardou em seu coração.

O perdão é libertador. O perdão é capaz de curar, de restaurar e de salvar. O perdão é saúde para alma, para o corpo e para o espírito. Sem perdão você adoecerá ao ponto de morrer.

Aquela mulher queria tocar a orla da roupa de Jesus, ser curada da hemorragia e ir embora. Mas Jesus queria muito mais. Ele conduzir tudo para que houvesse reconciliação entre ela e seus amigos, vizinhos e parentes.

Eu não sei o que tem impedido você de estar conectada com as pessoas, mas eu sei que apenas Jesus pode produzir perdão em sua vida e salvá-la do sentimento de estar sozinha.

Conclusão

Há doze anos sofrendo com uma hemorragia, aquela mulher havia perdido tudo: saúde, dinheiro, bens, amizades, dignidade, relacionamentos e a esperança, que já se desvanecia. Mas Jesus, voltou-se para ela. Enquanto todos fugiam delas, o Senhor voltou-se para ela e disse: Tem bom ânimo, filha.

Hoje à noite, eu gostaria de encorajar as mulheres da Igreja do Caminho com as mesmas palavras de Jesus. Talvez em nós e não haja motivos para que vocês se animem. Talvez nós (maridos, filhos, netos, colegas de trabalho e estudo, irmãos e amigos) não sejamos suficientes para vocês. Realmente não somos. Mas não se entristeçam! Jesus é suficiente.

Hoje à noite, quero encorajá-la afirmando que o Senhor Jesus tem disponível e ao seu alcance: Ânimo para a alma, Cura para o corpo e Salvação para o seu espírito.

22 E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã. (Mat 9:19-22)

8 comentários:

Blog da Tia Rosebel disse...

Maravilhosa esta mensagem, realmente restauradora!
Que Deus continue lhe abençoando com o dom de falar aos corações!
Paz!

Anonymous disse...

Jesus é lindo ! . . .

Israel disse...

Pastor.
em que lugar da biblia encontramos uma mulher salva efetivamente, ou onde encontramos que as mulheres herdarão o reino dos céus, gostaria que me respondesse sem a paixão pela familia ou com dó das mesmas , mas efetivamente onde encontramos algum lugar no ceu ou mesmo que seja na igreja, onde a referencia que encontro é que elas devam permanecer caladas na igreja, elas não somente instrumentos que Deus usa para a salvação dos homens?

Priscila Pastori disse...

Muito Bom Essa Mesagem....Estava com uma amiga agorinha precisando de uma palavra de Animo, forca e essa foi a ideal para q eu a mandasse a ela ....Mto Obrigada Que Deus Continue te Capacitando Com Seus dons Preciosos....Deus Abencoe!

Aristarco Coelho disse...

Caro Israel,

Não consigo imaginar onde você foi buscar esse entendimento sobre as mulher e essa idéia de que elas seriam apenas meros instrumentos para a salvação dos homens.O que a bíblia afirma é que Deus criou a ambos, homem e mulher, conforme sua imagem e semelhança, com idêntica dignade.

Penso que não caiba no pensamento de Cristo a idéia de uma subraça feminina, nem por suas palavras e muito menos por seus atos. Jesus virou de ponta cabeça o mundo judeu centrado no homem e trouxe para o centro do cenário a presença da mulher, valorizando-a como criação de Deus (os exemplos são inúmeros - a mulher samaritana, a mulher com o fluxo de sangue, a mulher encurvada, etc).

Ele não só as trouxe para o centro da história como as tratou como gente, dando a elas a dignidade que lhes estava sendo negada pelos homens, que deveriam cuidar delas.

Sinto muito, mas não posso respondê-lo sem considerar o fato de que Jesus mesmo valorizou a família. Ao comentar sobre o coração endurecido dos judeus, Ele afirmou que Deus criou homem e mulher para caminharem lado a lado até ao final de sua vidas em uma relação de cumplicidade.

Sinto muito, novamente, mas não há como respondê-lo sem considerar o amor de Deus revelado em Cristo Jesus. Ele tem dó (como você disse) não apenas das mulheres, mas de toda a sua criação (inclusive de nós homens).

Recomendo-lhe uma leitura atenta dos evangelhos, observando os encontros de Jesus com a mulheres. Talvez assim você perceba o grande amor que o Senhor tem por todas elas.

Graça e Paz.

selma disse...

MENSAGEM MARAVILHORA OBRIGADA POR VC EXISTIR E LEVAR Á PALAVRA DE DEUS AOS POVO DE DEUS...!!! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO... FIQUEI MARAVILHADA COM ESSAS MENSAGENS OBRIGADA.

Anônimo disse...

Parabéns pastor pela sua resposta ao Israel! Vamos orar por ele, para que o Senhor Jesus abra a mente e o coração dele, para que enxergue as mulheres com bons olhos, porque Jesus NÃO faz acepção de pessoas como ele pensa, e no Dia do Julgamento, todos vão querer se salvar e essa visão dele em relação ás mulheres, pode comprometer a sua salvação, pois pode o barro dizer ao oleiro o que ele deve fazer? Se Deus achar graça nas mulheres, quem é ele para dizer á Deus " onde esta escrito que o Senhor vai receber mulheres no Céu? " JESUS NUNCA DISSE QUE SÓ OS HOMENS IRIAM PARA O CÉU" Obrigada pastor por nos defender dentro da Palavra de Deus, ensinando á homens que tem o mesmo pensamento que esse digno de pena chamado Israel.

Aristarco disse...

Amém, Rosebel!